quinta-feira, 15 de novembro de 2018

RESSIGNIFICANDO

Os seres humanos são submetidos a situações complicadas a cada dia e a válvula de escape é mesmo reinterpretar a realidade para o bem de sua saúde mental. 

Ressignifcando, em PNL (Programação Neurolinguística), é, em princípio, uma técnica que estuda o fato de uma pessoa interpretar acontecimentos por uma ótica que lhe convém. Faz a sua terapia e navega sobre consequências que lhe parecem mais adequadas. 
Esta reinterpretação de fatos está aberta para todos. Por isso, saber utilizar essa técnica pode abrir novos caminhos para o ajustamento pessoal. 
O que precede esse estudo vem do “aliquid pro aliquod” – isto por aquilo. Uma coisa pela outra. Quando uma pessoa diz que pagou um milhão em imposto de renda significa que ela está ganhando muito dinheiro nas suas atividades profissionais. Isto significa ou isto quer dizer. Uma reinterpretação. Não é só isso, assim tão simples. Muitos fatos agravantes para uma pessoa podem ser lidos por ele de forma diferente. Os presídios estão cheios de inocentes. 
Nem tudo está perdido. Há situações mais brandas em que as pessoas, na procura de justificativas, encontram um caminho mais suave para se salvar da condenação pessoal. Mesmo sem muito esforço, pode encontrar apoio para um novo itinerário, para sua reestruturação e para alcançar mudanças nos rumos de sua vida. E seguir em frente, com sucesso.
Cita-se uma fábula de um camponês, muito simples, que tinha um só cavalo e com ele arava a terra para o cultivo e, assim, conseguia a sua subsistência. Num dia, vieram lhe dizer que o cavalo tinha fugido. O camponês respondeu: “sim!” Passados alguns dias, vieram lhe contar que o seu cavalo tinha voltado e que trouxera com ele alguns cavalos selvagens. A isso, o camponês disse: “sim”. Dias depois, o seu filho cai do cavalo o quebra a perna. A isso, o camponês disse: “sim”. Logo depois, chegaram militares, recrutando jovens para a guerra, e encontraram o jovem com a perna quebrada e, por isso, foi dispensado. Novamente, o camponês disse: “sim!”. Houve constante reversão da expectativa, uma outra visão quanto aos fatos. 


Há pessoas que assistiram ao filme italiano, “ A vida é bela”, estrelado e dirigido por Roberto Benigni. O filme traz modelos dessa técnica, “Ressignificando”, em várias cenas contundentes no seu desenrolar. É um filme que trata de um judeu, Guido, e seu filho, Giosuè, em 1939, presos, em pleno período de guerra, na Itália. Guido e o filho vão para um campo de concentração. Guido ressignifica tudo para evitar constrangimento a seu filho, e transforma cada situação em um jogo com o filho e combinaram as regras do jogo. Quem fizer mil gols terá um prêmio: um tanque de guerra. Prêmio que a um simples homem preso seria impossível alcançar. As infelicidades diárias fazem parte do jogo. E brincam com a vida e a morte, transformando cenas dramáticas em situações próprias das regras do jogo. E vivem ressignificando. No final, em cena dramática, de iminente perigo, Giosuè se esconde, como numa estratégia do jogo, e é resgatado por um batalhão americano que o salva e o transporta, vitorioso, vitorioso sim, num enorme tanque de guerra, como seria um troféu do jogo imaginado. Muitas cenas do filme são exemplos vivos de ressignifiação, num claro modelo de modificação da realidade em função de outra interpretação dos acontecimentos. Autoterapia disponível para uso diário. 
Ressignificando, mudam-se as condições adversas da vida, com outra percepção e com outra perspectiva para mudar os rumos e as metas a atingir. Acreditar que tudo tem fases e facetas alternadas, formas e figuras matizadas e que cada pessoa tem régua e compasso para medir, avaliar e propor enfrentamentos e, sobretudo, que nada é impossível, quando se quer. Assim já o disse Jimmy Cliff: “You can get it, if you really want”. Não acreditar em fantasmas! Tudo tem jeito. Eis a maior força positiva dessa técnica, Ressignificando. 
Os seres humanos são submetidos a situações complicadas a cada dia e a válvula de escape é mesmo reinterpretar a realidade para o bem de sua saúde mental. Há pessoas que transformam situações mais delicadas do decorrer da vida afetiva ou profissional, em abrandamento ou em eufemismos até mesmo fora do contexto. Uma irregularidade administrativa pode ser transformada em perseguição política, segundo a ressignificação que achar mais conveniente para si. O convencimento interior torna-se uma forma de terapia. Solidifica, confirma e convence. 




Referências
Apostilas do curso de Master em PNL do professor Walter di Biasi. 
Interpretações referentes ao tema Ressignificando, em discussões e debates de participantes. 




6 comentários:

  1. ressignificar é tudo. sempre que enfrento problemas procuro ver de forma positiva.

    ResponderExcluir
  2. seria tão bom se fosse fácil. problemas surgem a todo momento da vontade de largar tudo e subir uma montanha e não mais descer, isto sim é ressignificar a vida.

    ResponderExcluir
  3. A vida anda tão complicada que é preciso ressignificar tudo. Jogar na balança o que é essencial, o que sobra vamos catalogando... família, amor, companheirismo, amizade, dinheiro, epa! Este não sobra. Vontade de ir pro alto da serra e encontrar um anjo que me conforte. Sentir suas asas encobrindo meu ser, minha mente e coração. Enquanto não acontece vou levando tudo a trancos. Quem sabe um ombro amigo surge no meio desta caminhada.
    Obrigado pelo texto.

    ResponderExcluir
  4. li esta palavra em outro blog, quando fui procurar o significado dei de cara com esta postagem. interessante nunca tinha ouvido isto

    ResponderExcluir
  5. Toda e qualquer situação complicada faz repensar nossos atos. O maior problema é quando agimos de forma errada pesando que estamos certos. Não é qualquer pessoa que tem a capacidade de ressiginificar suas ações.

    ResponderExcluir
  6. vedade pura a gente tem de repensar senão lasca a mão na cara da outra.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...