quinta-feira, 14 de setembro de 2017

CHÁ DE FERRADURA VELHA


Ferradura velha era lavada e bem lavada. Depois, colocada numa panela cheia de água. Fervia por algum tempo e era tomado um copo dessa água antes das refeições. Uma crença ou um medicamento?


Este relato consta do livro da escritora Rosemary Penido de Alvarenga, em Morro Escuro, 1990, Gráfica Editora Dom Bosco, Itabira/Mg, 1990.

No início do século XX, as condições de vida e saúde eram precárias no interior do Brasil e também em Minas Gerais. Nada de medicamentos. As famílias recorriam a diversas formas para aliviar o sofrimento da dor e prevenção de doenças. A opilação, a anemia era constante. As crenças e os costumes dos antepassados eram determinantes. As receitas  de curandeiros, a benzeção e as ervas medicinais sempre que  possível. As hortaliças e as frutas eram cultivadas, mas não se imaginava que elas poderiam ser as verdadeiras fontes de energia. Havia recomendação quanto a chás de determinadas plantas medicinais, cujas receitas passavam pela tradição oral.

Com os pés descalços, as crianças e os adultos eram vítimas de verminose, barriga grande, palidez ou “marelão”. Não se pode ironizar esses costumes medicamentosos porque eram os que nos salvavam da vida primitiva.

O que é anemia – Anemia é um baixo nível de hemoglobina no sangue devido a pouca quantidade de células vermelhas ou a pouca quantidade de hemoglobina em cada célula. Ela atinge uma parcela considerável da população tendo uma grande repercussão na qualidade de vida.

O aumento do risco para diversas doenças infecciosas tem relação com a redução da resistência imunológica gerada pela anemia. E aqui as mulheres estão mais sujeitas porque correm maiores riscos de deficiência de Ferro devido à perda de sangue durante o ciclo menstrual.

Os sinais e sintomas da carência de Ferro não são específicos, necessitando-se de exames laboratoriais. Os principais sinais e sintomas são: fadiga generalizada, falta de apetite, palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas), menor disposição para o trabalho.

Como fazer exames laboratoriais em 1910 num sítio ou fazendinha ou rancho perdidos nas vastas montanhas desse Brasil afora. Salva-se quem tiver mais imaginação. Por isso, estamos aqui. Uma crença ou um medicamento preventivo? 


Referência
"Morro Escuro", de Rosemary Penido Alvarenga.

Um comentário:

  1. Chá de ferradura velha, ferradura velha cozida junto ao feijão, xaropada de ferrugem; tudo era usada na precariedade à prevenção de doenças e à saúde do brasileiro. Zeca Tatu de Monteiro Lobato é marco nesse assunto. O bócio colóide (iodo priva), raquitismo - apesar do país tropical, desnutrição - "(...)em se plantando tudo dá" e por aí vai. Bela lembrança do Brasil, desde a Colônia à II República.
    Grande abraço
    Josemar

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...