quinta-feira, 7 de setembro de 2017

MORINGA OLEIFERA - UM SUPERMERCADO NUMA ÁRVORE


Moringa, a árvore mágica. Suas folhas verdes contêm mais cálcio que o leite de vaca e mais ferro que o espinafre



Moringa oleifera é uma planta da família Moringaceae, mais conhecidas simplesmente por moringas. As folhas e vagens são utilizadas na alimentação humana. A árvore em si não é muito robusta, mas desenvolve ramos que crescem até cerca de 10 m de comprimento, podendo a planta alcançar 12 metros de altura. Sua principal riqueza está no altíssimo valor nutricional das suas folhas e frutos. Considerada como uma panaceia para muitos males – de tratamento da malária a dores de estômago – e um alimento com alto valor nutritivo e com uma excelente composição de proteínas, vitaminas e sais minerais, a moringa é uma daquelas árvore que todos habitantes dos trópicos deveriam ter no quintal de casa. Das 14 espécies identificadas, duas são as mais populares. Nativa das encostas do Himalaia, a Moringa oleifera foi reconhecida pela medicina ayurvédica como uma importante erva medicinal há quatro mil anos. A planta indiana acabou sendo disseminada por todo o mundo e chegou até o Brasil.


A farmácia
Esta planta é considerada por botânicos e biólogos, um milagre da natureza. Uma esperança para o combate da fome no mundo. As folhas de Moringa oleifera tem todos os aminoácidos essenciais, gorduras benéficas e óleos ômega. Ricas de cálcio, ferro e muitos outros minerais vitais, bem como uma grande variedade e grandes quantidades de vitaminas, antioxidantes e sustâncias anti-inflamatórias, mas muito poucas calorias anexadas.  É uma ótima forma para obter os nutrientes e vitaminas necessárias para o dia a dia, ajuda na digestão, reduz o colesterol, ajuda a controlar os níveis de glicose, acelera o metabolismo, ajuda na anemia e fornece energia.


A moringa oferece ainda mais um presente às comunidades rurais.
Tanto as sementes da espécie etíope (Moringa stenopatala) como da asiática (Moringa oleífera) possuem as mesmas características de decantar a água. Pesquisadores do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais comprovaram, em testes de laboratório, que as sementes da moringa asiática conseguem remover 99% da turbidez da água.


Onde cresce
A moringa é originária do norte da Índia, Etiópia, Filipinas e Sudão, embora esteja presente em vários países tropicais e subtropicais. A planta se cultiva na África, Ásia tropical, América Latina e Caribe, Flórida e ilhas do Pacífico. A espécie com maior valor econômico, cresce na região do Himalaia, mas se cultiva extensamente nos trópicos. À medida que se sabe mais sobre seus múltiplos usos, maior é a importância que tem no desenvolvimento de muitas áreas pobres de países em desenvolvimento. Em alguns lugares a planta é conhecida como moringueiro e quiabo-de-quina. Na África, também é chamada de "melhor amiga da mamãe".

Riscos
É preciso ter moderação no consumo da planta, pois entre seus efeitos secundários estão perda de sono, excesso de glóbulos vermelhos e acidez. Tem sido utilizada há anos para combater a desnutrição em países pobres. O problema é que agora as pessoas querem usá-la de forma indiscriminada, porque pensam que é inofensiva. Como diz um ditado popular “ a diferença entre o remédio e o veneno é simplesmente a dose”. Não se deve usar usa-la indiscriminadamente, assim como a nenhuma outra planta.
Obs.: As folhinhas da Moringa oleífera não são recomendadas sem autorização e acompanhamento médico para quem tem problemas na tireoide ou qualquer outro causado pela ingestão de iodo.
Com todos esses atributos, não é difícil considerar a moringa como uma das plantas mais generosas do planeta. Por isso, várias ONGs de desenvolvimento humano que combatem a pobreza e a fome a chamam de “super planta”, “árvore milagrosa” ou “folha que salva vidas”.


ONDE ADQUIRIR?


Para saber mais clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...