terça-feira, 7 de abril de 2020

SOMATOGNOSIA NA SELVA

Instalou-se um grande espelho na selva, devidamente fixo e armado, em local amplo para a observação do comportamento dos diversos tipos de animais. Mirrors in the jungle, com panorama do comportamento de algumas espécies de animais. 



A percepção do próprio corpo tornou-se um problema do desenvolvimento comportamental entre os animais. Admiração? Fenômeno? Tempos modernos? Eis a questão. Eles se reconheceram rapidamente. 
Os leopardos, diante do espelho, atacam em princípio, depois ficam fascinados e acorrentados ao fenômeno desconhecido. Que bicho é? Não conseguem se afastar. 
Os gorilas procuram estudar esse fenômeno. Os mais fortes e poderosos ameaçam, admiram-se, fazem caretas, se extasiam. É o pânico generalizado. As fêmeas protegem suas crias. E o estresse é estendido à selva. A notícia desse fenômeno se espalha e grandes grupos de gorilas querem ficar sabendo de tudo. 
Do lado de cá, nessa nossa selva, chamada de civilizada, que mensagem pode nos trazer? Humildade em gol, como disse Fio Maravilha, tempos atrás. Ninguém entende ninguém, e todos sabem de tudo... 
A guerra é um fato tão importante que não deve ser entregue somente aos generais. Também a ciência não deve ser entregue somente aos cientistas. 

Que fazer diante do nosso grande espelho?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...